FILARMÓNICAS / ORQUESTRAS.

A MINHA PAIXÃO PELA MUISICA.
 
 

Filarmónica:   Lealdade Pinheirense (SFLP)

 

Género.

Clássica, Filarmónica

Naturalidade.

Pinheiro de Ázere - Santa Comba Dão

Biografia

A Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense (SFLP) foi fundada no dia 7 de Outubro de 1903, em Pinheiro de Ázere, antiga Vila e sede de Concelho, fazendo atualmente parte do Concelho de Santa Comba Dão.

A ideia da criação de um Banda Musical terá tido a sua génese num grupo de pinheirenses ávido de mudança na vida cultural da localidade.

 

Estes logo encontrariam o apoio e sabedoria de dois ilustres nomes do memorial desta instituição: o padre António Martins d’Oliveira e o professor António d’Oliveira e Costa, espíritos iluminados que tão bem souberam guiar os primeiros anos de vida da então recém batizada Philarmónica de Pinheiro de Ázere.



Em 1933 projeta-se uma nova sede, com espaços mais largos, tendo as obras inicio em 1935 depois de assegurados os fundos financeiros pelos serviços da banda e também pela contribuição dos emigrantes radicados no Brasil.

 

Nesta altura passa a designar-se Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense que hoje conta com 50 elementos oriundos da sua escola de música.

Conta com 112 anos a percorrer o país de norte a sul e com deslocações ao estrangeiro.

Nos últimos anos, a SFLP foi dirigida por vários Maestros de renome no mundo artístico da música, entre eles, «José Pedro Figueiredo» (2002 – Abril 2004), Fernando Marinho (Abril 2004 – Outubro 2005), «Henrique Pereir (Outubro 2005 – Fevereiro 2008), «Ricardo Monteiro» (Março 2008 – Setembro 2011) e «Pedro Tavares» (Outubro 2011 – Setembro 2013).

Tem atualmente como Maestro  o ilustre «José Pedro Figueiredo».

Lealdade Pinheirense (SFLP) .

Marching Band.

 
Biografia,
 
Sobre nós:
 
A Dixie Douro Marching Band é composta por instrumentos de sopro e percussão, está vocacionada para a animação de rua, através de festiva e popular. Dedica-se a novas abordagens musicais, adequando-se a momentos onde encanto a música e a boa disposição andam de mãos dadas, em conformidade com o evento cultural.
 
A tipologia musical varia desde a música dixieland, ao pop rock, musica tradicional ou jazz tradicional.
É formada por 8 ou 10 músicos, Saxofones (3); Trompetes (2); Trombones (2); Tuba (1); Tarola Kit e Bombo.
 
É indicado ainda para a animação em diversos ambientes: Festivais de Jazz, Festas Privadas, Animações de Rua, Eventos Empresariais, Bares ou Grandes Salas de Espetáculo.
 
O percurso musical do grupo conta com diversas atuações pelo país, desde localidades, Vilas ou Cidades.